top of page

O PESO...

"O Peso da Liberdade" é um projeto pessoal que reune alguns de meus principais escritos. Tratam-se de pequenos contos, "estórias" e divagações a cerca de questões da vida, sejam individuais ou coletivas, existenciais ou políticas.

​

Na corrente dos grandes escritores, apoio minhas inspirações e me deixo levar pelas emoções e transgressões da alma. A liberdade, para mim, não é leveza, mas sim peso, e é motivado por este peso (onde reside sua beleza, às vezes paralizante), que escrevo e convido você, leitor, ao meu imaginário contraditório.

Aquilo que não é consequência de uma escolha não pode ser considerado nem mérito nem fracasso.

 

​

​

De fato, tudo é permitido se Deus não existe, e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. Para começar, não encontra desculpas. Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos nem atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma justificativa e nenhuma desculpa. Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.



 

Milan Kundera

Jean-Paul Sartre

RECOMENDO...

... ÀS MENTES INQUIETAS
bottom of page